Curiosidades

Você sabe a diferença entre Cachaça e Aguardente?

Se a resposta foi não, preste bastante atenção nos detalhes desta postagem e entenda.

Toda Cachaça é uma aguardente, contudo

nem toda aguardente é uma Cachaça.

A Cachaça é um destilado 100% brasileiro que provêm exclusivamente da cana-de-açúcar, ela tem a característica de possuir alto teor alcoólico, variando entre 38% a 48% e uma complexidade sensorial incrível. A bebida deve ser obtida através da destilação do mosto fermentado da cana. Sem adição de açúcares e extrato de sabores.

O que é o mosto fermentado?

É um tipo de mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica, contudo, no preparo da Cachaça é utilizada a Garapa(Caldo de Cana).

Todos esses parâmetros aplicados pelos produtores fazem parte do Decreto de Lei nº 6.871/2009 regulamentado pela lei nº 8.918/1994. Lei que usurpa sobre a padronização, registro, inspeção, classificação, produção e fiscalização da bebida.

A Aguardente

A aguardente é o nome dado a qualquer bebida obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces. O uísque é uma aguardente de cereais. A Tequila, é uma aguardente de agave. Conhaque, Bagaceira e Garapa semelhantemente são aguardente de Uva.

A Cachaça

A Cachaça é o destilado derivado exclusivamente da Cana. Qualquer outro destilado não provido da Cana não deve levar este nome. Um destilado de banana é uma aguardente de banana. Se adicionarmos ervas, especiarias e/ou outros ingredientes na Cachaça, decerto não poderemos denominá-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta ou bebida mista.

Todavia, não devemos confundir esses termos técnicos com os diversos apelidos que a Cachaça recebe carinhosamente em cada região do Brasil.